O manual do proprietário é extremamente importante para que o cliente conheça definitivamente o seu veículo. Através do manual o motorista pode conhecer profundamente o funcionamento de seu veículo.

Além disso, o manual possui todas as informações referentes aos procedimentos de manutenção do veículo, a fim de que ele possa gozar de todos os benefícios de garantia prestados pela montadora. Isto evita transtornos causados pela execução de serviços em oficinas não autorizadas ou mesmo a utilização de peças não originais.

Importância do manual do proprietário do veículo

Confira as dicas e saiba quais as principais necessidades do seu veículo estão presentes no manual:

Manutenção e Revisão Programada do Veículo

Cada fabricante define a quilometragem ou o tempo que o veículo deve ser submetido a uma revisão dos componentes. Geralmente são a cada dez mil quilômetros ou a cada um ano. Essas revisões devem ser feitas na concessionária e devidamente carimbadas no manual do automóvel para que caso ocorra algum problema a garantia possa ser acionada e a falha corrigida sem nenhum custo adicional ao proprietário.

Produtos e Peças Recomendadas

No manual do seu veículo existem as marcas de peças recomendadas para reposição. Pneus, lubrificantes, óleos e palhetas dos limpadores são alguns exemplos de peças fabricadas por algumas marcas e são recomendadas pela montadora do seu veículo.

Painel de Instrumentos

É necessário que você saiba o significado e motivo pelos quais as luzes do painel podem acender. Luzes de Airbags, ABS, óleo e temperatura são alguns exemplos que podem acender ao identificar problema no sistema.

Como Personalizar Corretamente o Veículo

A maioria dos donos de carros deseja fazer a personalização de seu veículo, o que é extremamente prejudicial à garantia do mesmo. Instalação de um sistema de som mais potente, a troca das lampadas do farol por lampadas de xenon e trabalho na suspensão para o carro andar em altura mais baixa são alguns exemplos que resultam na perda da garantia. Algumas montadoras não permitem a troca das rodas do veículo por outras, maiores. Antes de providenciar a troca, consulte o manual e veja o que a sua montadora recomenda. Evite esses tipos de personalização durante a garantia para não ter prejuízo.

Conhecimento da Forma Correta de Usar o Veículo

O veículo tem vários comandos e caso você não seja um expert no assunto, precisará ler o manual do proprietário do veículo para entender a função de todos esses dispositivos. Desembaçador de vidro, computador de bordo, recirculação de ar entre outras funções e explicações são encontradas no manual do veículo.

Ferramentas de Apoio

Saber onde estão e como usar as ferramentas de apoio, como macaco, triangulo e até mesmo o estepe é muito importante. No manual do proprietário você encontra essas informações e outros detalhes como onde montar de forma segura o macaco para troca de algum pneu, por exemplo.

Pressão de Calibragem dos Pneus

No manual do proprietário estão disponíveis todas as informações sobre pressão de calibragem dos pneus de seu carro, inclusive em alguns casos, a indicação de adoção de pressão diferente para diferentes tipos de uso.

Ponto de Localização e Nível de Óleo, Combustível e Sistema de Arrefecimento

Consulte o manual do proprietário para saber onde encontrar os pontos de verificação do óleo do motor, dos freios, da direção hidráulica, tanque de partida, reservatório de água do limpador de para-brisa e sistema de arrefecimento.

 Sistema Elétrico e Iluminação

Buzina, limpador de para-brisa, retrovisores elétricos, faróis, faroletes, setas, luz de ré, iluminação interna e outras luzes de seu carro: todos são peças componentes do sistema elétrico e estão ligadas a um fusível de proteção. Você pode descobrir a localização correta desses itens consultando o manual do proprietário.

Assistência Técnica Especializada

O manual do proprietário geralmente lista todos os pontos de localização das oficinas autorizadas a vender peças originais e a prestar assistência técnica e serviços de mecânica, elétrica, funilaria e pintura. A utilização das oficinas autorizadas oferece, pelo menos durante a validade do período de garantia, a opção de ser reembolsado por qualquer dano ao veículo ou reparação de serviços mal executados.

 

Não possui o manual do seu veículo? Leia o artigo Onde posso encontrar o manual do proprietário do meu veículo?

Gostou das dicas? Compartilhe

Seja social. Compartilhe!

Colabore. Doe um manual (pdf/zip/rar)

Produto 
Email 
Seu Nome 
Arquivo 
Quais letras estão aparecendo? 
 Previna o SPAM!