Principal Principal Pesquisar Pesquisar Subir Subir
Detalhes do Download
Moto Yamaha XV 535 Virago 2000 Moto Yamaha XV 535 Virago 2000
(0 votes)

Manual de Serviço da Moto Yamaha XV 535 Virago 2000 em português para download em PDF. A XV535 Virago foi por onde a Yamaha iniciou no segmento dominado pela Harley-Davidson: Foi a primeira moto cruiser da Yamaha e durou bastante.

No primeiro contato com a XV 535, uma das “Harley-covers”, a Virago pareceu ser a que mais se aproxima da original. A semelhança deve-se principalmente ao motor de dois cilindros em V, quatro tempos, 535cc, com comando simples, duas válvulas por cilindro e refrigeração a ar (única entre as custom japonesas). Justamente a refrigeração a ar reforça essa semelhança por proporcionar um ruído mecânico maior do que nos motores de refrigeração líquida. Mesmo assim, o motor da Virago não é do tipo barulhento, simplesmente reproduz mais fielmente o “ruído das Harley”, um som bem agradável.

Moto Yamaha XV 535 Virago 2000

Já nos primeiros quilômetros nota-se que a potência não é o forte desse motor. São 46,2 cv a 7.500 rpm, com um bom torque de 4,8 kgfm a 6.000 rpm. Só para ilustrar, a Honda CB 450DX, com 447 cc, desenvolve 43,3 cv a 8.500 rpm.

Para compensar a falta de potência, a Virago XV 535 conta com o motor extremamente elástico, respondendo rapidamente ao comando do acelerador nas retomadas de velocidade. Para rodar na sinuosa BR-116, com seus incontáveis caminhões, essa retomada é fantástica. Basta girar o acelerador a 60 ou 80 km/h, sem reduzir marcha, que a XV 535 dispara até os 100 ou 120 km/h com muita rapidez.

A posição de pilotagem é com os pés lá na frente e o peso aqui em baixo. No modelo importado para o Brasil o guidão é do tipo “chifre de boi”, enquanto nos modelos exportados para Europa o guidão é reto.

As primeiras Virago 250 vieram mediante importação pela própria Yamaha, no ano de 1995. Devido ao sucesso de vendas, em 1997 a Yamaha decidiu nacionalizar o produto. Suas vendas foram bem até 2002, quando a Yamaha inexplicavelmente decidiu tirar a moto de linha no Brasil.

Atualmente existem diversas fabricantes que conseguiram com a Yamaha o direito de produzir motocicletas baseando-se no projeto da Virago 250. No Brasil, a primeira dessas motocicletas a serem produzidas foi a Kasinski Fúria. Um outro exemplo é a Sundown V-Blade. Segundo informações divulgadas em grupos de redes sociais, pelo menos mais dois modelos de motocicleta serão produzidos com base no projeto da Virago 250, sendo elas a Dafra Kansas 250 e a Garini GT 250.


Download do Manual

Tamanho4.25 MB
Downloads343
Idioma Português
LicençaCommercial license
Criado em28-11-2016

Download


Quer aprimorar seu curriculum e buscar um novo emprego? Faça um curso online:
Cursos Online     Inglês     Excel     Fotografia Digital     Turismo      Maquiagem     Enfermagem     Informática     AutoCAD     Decoração     Windows 8     Vendas     Redes e Hardware     Hotelaria     Marketing    Petróleo e Gás     Avaliação de Imóveis

Seja social. Compartilhe!

Colabore. Doe um manual (pdf/zip/rar)

Produto 
Email 
Seu Nome 
Arquivo 
Quais letras estão aparecendo? 
 Previna o SPAM!